facebook_pixel

Chá de Gengibre: 7 benefícios incríveis e 3 receitas para melhorar a saúde

Chá de Gengibre Benefícios

Você já ouviu falar do chá de gengibre? Ele tem se tornado muito popular no Brasil. O que muita gente não sabe é que ele traz benefícios incríveis para a saúde. Sendo, por isso, considerado uma planta medicinal.

Com certeza o gengibre é um alimento muito versátil e neste artigo você vai ficar sabendo mais sobre ele. Além disso, você vai descobrir quais são os benefícios do chá de gengibre e também vai ver várias receitas. Vamos lá?

 

O que é o gengibre?

Gengibre é uma raiz que tem sua origem atribuída à Ásia. Mais especificamente: região da Índia, China e Ilha de Java.

Esse tubérculo de cor branco-amarelada tem um sabor forte, picante e é fonte de vários nutrientes.

Na cozinha asiática ele já é utilizado como ingrediente há pelo menos 5.000 anos. E, com o passar do tempo, ele passou a ser popular no mundo todo, até que chegasse ao Brasil.

O cultivo de gengibre aqui no Brasil começou, aproximadamente, 100 anos após a chegada dos portugueses. E hoje é amplamente conhecido e comercializado em várias regiões do país.

 

Para quer serve o gengibre?

O gengibre é mais conhecido pelos seus benefícios como uma planta medicinal. A grande quantidade de nutrientes, antioxidantes e suas propriedades anti-inflamatórias são seu maior atrativo.

Na culinária, o gengibre serve para adicionar um sabor a mais às receitas. Além disso, o chá de gengibre é muito efetivo no tratamento de gripes, resfriados, inflamações da garganta e dores em geral.

Além disso, as propriedades termogênicas do chá de gengibre garantem que ele sirva também como um ótimo aliado no processo de emagrecimento.

 

Como escolher o melhor gengibre?

Como escolher o chá de gengibre

Escolha sempre a raiz de gengibre mais firme, que não esteja com a casca enrugada ou de cor amarelo-escuro. O gengibre conforme envelhece vai ficando amolecido e escuro.

Além disso, suas propriedades benéficas diminuem. Portanto, é importante escolher o gengibre de forma correta para poder aproveitar todos os seus benefícios.

 

Como armazenar o gengibre

O gengibre é muito simples de armazenar e pode ser guardado por bastante tempo, se comprado fresco. Para armazenar o gengibre, você pode:

  • Guardar enrolado em papel toalha
  • Vedado numa bolsa plástica, daquelas com zíper
  • Em um saco de papel
  • Enrolado em papel alumínio, fora da geladeira

O gengibre armazenado em temperatura ambiente conserva suas propriedades por até duas semanas. Se você comprou uma raiz grande, ou gengibre em bastante quantidade, pode armazenar na geladeira.

Para armazenar na geladeira, você deve enrolar a raiz de gengibre em papel toalha. Após, coloque-a em um saco de plástico com sistema de vedação. Dessa forma, a raiz de gengibre conserva suas propriedades por até dois meses.

 

Tabela nutricional do gengibre

Existe uma tabela genérica do valor nutricional do gengibre. Apesar de poder sofrer variações, esses valores são uma média confiável.

Para cada 100 gramas de gengibre, temos:

  • 80 calorias
  • 0,8 g de gorduras totais
  • 13mg de sódio
  • 415mg de potássio
  • 18g de carboidratos
  • 2g de fibra alimentar
  • 1,8g de proteínas
  • 0,2mg de vitamina B6
  • 0,2mg de vitamina B12
  • 5 mg de vitamina C
  • 16mg de cálcio
  • 0,6mg de ferro
  • 43mg de magnésio

 

7 benefícios incríveis do chá de gengibre

Chá de Gengibre

Muitas pessoas conhecem o gengibre, tomam chá de gengibre, mas não entendem muito bem as propriedades do chá de gengibre.

E se você é uma das pessoas que se perguntam: chá de gengibre é bom para quê? Abaixo você vai encontrar alguns benefícios do chá de gengibre:

 

  1. Antioxidante

O chá de gengibre possui vitaminas, como as B6, B12 e C. Além dessas vitaminas, minerais como o selênio, potássio, zinco e magnésio também estão presentes nesse alimento.

Essa combinação de vitaminas e minerais faz com o que o chá de gengibre seja um maravilhoso antioxidante!

Por isso, o chá de gengibre te oferece os seguintes benefícios: previne o envelhecimento precoce da sua pele, melhora seus cabelos e até previne câncer! Isso porque, como antioxidante, o chá de gengibre atua combatendo os radicais livres.

 

  1. Anti-inflamatório

É muito comum ver o chá de gengibre sendo utilizado como aliado no combate a inflamações em geral. Isso é possível devido aos diversos compostos fenólicos, da classe dos flavonoides, presentes no chá de gengibre.

Esses compostos, como os gingeróis, possuem a capacidade de atuar no organismo de forma a combater diversos processos inflamatórios.

 

  1. Descongestionante

Assim como as propriedades anti-inflamatórias, os compostos fenólicos do chá de gengibre atuam no descongestionamento das vias respiratórias. Esses compostos atuam diretamente na redução da secreção de muco, o que libera as vias aéreas.

Tomar chá de gengibre no início de um resfriado ou processo inflamatório, garante uma rápida melhora.

Além disso, quem tem problemas de asma também pode se beneficiar das propriedades descongestionantes oferecidas pelo chá de gengibre.

 

  1. Relaxante e reparador muscular

Os compostos fenólicos presentes no gengibre fazem com que o chá de gengibre seja um ótimo relaxante muscular. A natureza anti-inflamatória desses compostos garante a reparação dos tecidos musculares após esforços intensos, como exercícios.

 

  1. Emagrecimento

Cha de Gengibre é um forte aliado no emagrecimento.

O chá de gengibre é um ótimo aliado para controlar seu colesterol e manter o equilíbrio do sangue.

Além disso, o chá de gengibre aumenta sua disposição, graças às propriedades termogênicas dessa planta. Assim, você se sente mais disposto e revigorado para a prática de exercícios.

 

  1. Melhora o processo digestivo

As enzimas presentes no gengibre ajudam a quebrar as proteínas, por isso o chá de gengibre acelera seu metabolismo. Essa aceleração melhora a digestão das refeições e absorção de nutrientes dos alimentos.

Uma má digestão precede diversos problemas físicos, entre eles constipação, inchaço, aumento de peso, e até deficiência de nutrientes. Portanto, consumir chá de gengibre garante que esses problemas permaneçam longe!

 

  1. Vasodilatador

O chá de gengibre possui alguns componentes, como os gingerois e os zingerone que atuam no aquecimento da temperatura corporal. Esse aquecimento promove uma vasodilatação que, por sua vez, garante uma melhor circulação sanguínea pelo corpo todo.

Os aminoácidos presentes no gengibre também atuam na melhoria da circulação sanguínea. Alguns benefícios que acompanham essa melhoria são:

  • Crescimento celular eficiente
  • Bom funcionamento dos órgãos
  • Previne doenças cardiovasculares
  • Nutrientes alcançam todo o corpo.

 

Como fazer o chá de gengibre?

Não tem nenhum mistério nem segredo na preparação do chá de gengibre! A proporção mais utilizada é uma colher de chá de gengibre ralado para cada xícara de água.

O modo de preparo é simples: leve a água ao fogo, até quase levantar fervura. Antes de começar a ferver, desligue o fogo e acrescente o gengibre. Deixe em infusão por 10 minutos e beba em seguida.

É importante lembrar que bebidas naturais devem ser consumidas logo depois do preparo. Não é diferente com o chá de gengibre. Suas propriedades benéficas vão oxidando depois do preparo, então é aconselhável fazer somente a quantidade que for consumir.

 

Chá de gengibre: receitas

Chá de Gengibre Receitas

Como você viu, os benefícios do gengibre para a saúde são muitos. E para continuar te ajudando com isso, abaixo você vai conferir mais 3 receitas de chá de gengibre para problemas específicos. Veja só:

 

Receita de chá de gengibre para emagrecer

Antes de mais nada, é importante lembrar que o consumo do chá de gengibre sozinho não faz milagres. Deve-se aliar dieta e exercícios ao consumo de chá de gengibre, para que este tenha efeito emagrecedor de fato.

A receita de chá de gengibre para emagrecer é simples e fácil de fazer. Para preparar seu chá de gengibre para emagrecer, você vai precisar de:

  • Meio limão
  • Meio litro de água em ponto de fervura
  • Duas colheres de sopa de gengibre

Pegue o recipiente com a água em ponto de fervura e despeje o gengibre dentro. Cubra com uma tampa e deixe em infusão de cinco a dez minutos. Esprema o suco do meio limão dentro do chá de gengibre já preparado e beba.

 

Receita de chá de gengibre para tosse

As propriedades anti-inflamatórias do chá de gengibre são poderosas no combate a tosse. Para preparar seu chá de gengibre para tosse você vai precisar de:

  • Uma xícara de chá de açúcar
  • Duas colheres de sopa de gengibre ralado
  • Sete cravos da índia
  • Três pedaços de canela em pau
  • Quatro xícaras de água
  • Raspas da casca de um limão

Em uma panela, misture o gengibre ralado, os cravos da índia, a canela em pau e acasca do limão. Coloque em fogo baixo e mexa até formar um caramelo. Acrescente a água e levante o fogo.

Começando a ferver, abaixe o fogo mais uma vez e aguarde por mais quinze a vinte minutos. Beba em seguida.

 

Receita de chá de gengibre para garganta

Por ser antibacteriano e repleto de vitamina C, o chá de gengibre trata a garganta inflamada. Para preparar seu chá de gengibre para garganta você vai precisar de:

  • Uma xícara de água
  • Uma colher de chá de gengibre ralado
  • Um limão fatiado
  • Mel a gosto

Misture os ingredientes e leve ao fogo até atingir o ponto de fervura. Assim que começar a ferver, desligue o fogo e cubra. Deixe o chá em infusão por quinze minutos. Em seguida, coe e adoce com o mel.

Para que o chá de gengibre faça efeito, é recomendado ingerir duas vezes ao dia.

 

Adote o chá de gengibre na sua dieta hoje mesmo!

Como você viu acima, é difícil não se impressionar com todos os benefícios do chá de gengibre, não é mesmo?

Por isso, acrescente hoje mesmo esse maravilhoso chá na sua dieta e acompanhe os resultados! Em pouco tempo você verá a diferença que ele pode fazer pela sua saúde.

Gostou dessas dicas? Então compartilhe esse artigo nas redes sociais. Assim, você ajuda outras pessoas que também podem se beneficiar da ingestão do chá de gengibre regularmente.

5 (100%) 1 vote

Comente: